Revista “Alpha” divulga quem são os 25 gestores de hedge funds que mais faturaram

Ranking anual mostra que os maiores ganhadores faturaram uma média de US$ 464 milhões em 2008; quatro gestores levaram para casa mais de US$ 1 bilhão cada

NOVA YORK, NOVA YORK--(Marketwire - March 25, 2009) - Os tempos podem estar difíceis para a maioria das pessoas, mas não para os maiores ganhadores de dinheiro do oitavo ranking anual dos mais bem pagos gestores de hedge funds da revista “Alpha”. Eles levaram para casa o nada modesto montante médio de US$ 464 milhões cada um em 2008. Juntos os 25 gestores de hedge funds que mais faturaram ganharam US$ 11,6 bilhões, tornando 2008 o terceiro melhor ano registrado desde que a “Alpha” começou a compilar seu ranking exclusivo.

O renomado investidor quantitativo James Simons, 70, o fundador da East Setauket, a Renaissance Technologies Corp., com sede em Nova York, ficou em primeiro lugar por ter alcançado a incrível marca de US$ 2,5 bilhões em 2008. Simons, antigo professor de matemática da Stony Brook University, primeiro colocado nos rankings de 2006 e 2007, recupera o título de maior faturador, tomando de volta o posto do colega bilionário John Paulson. Fundador da Paulson & Co., empresa com sede em Nova York, – que estabeleceu o recorde de US$ 3,7 bilhões em 2007, apostando contra o mercado de hipotecas subprime – Paulson, 53, viu seus ganhos diminuírem para uma soma ainda respeitável de US$ 2 bilhões no ano passado. Ele é seguido pelo prodígio John Arnold, 34 anos, fundador da Centaurus Energy, com sede em Houston, que ganhou US$ 1,5 bilhão no ano passado, negociando principalmente gás natural, e o lendário gerente de hedge funds George Soros, 78, que ganhou 1,1 bilhão, em parte por causa de um bom palpite contra o dólar.

Todos, exceto Arnold, já estiveram entre os quatro primeiros colocados do ranking anual da “Alpha”, que está sendo apresentado hoje em www.Alphamagazine.com com perfis dos 11 maiores ganhadores de dinheiro. Os 14 perfis restantes estarão disponíveis online na quinta-feira, 26 de março, junto com a lista da Alpha dos oito maiores perdedores – gestores que perderam em conjunto um total de US$ 6,2 bilhões de suas fortunas pessoais em 2008.

“O mercado de hedge funds tem uma reputação merecida por ser um grande criador de riqueza”, diz Michael Peltz, Diretor Executivo da “Alpha”. “Mas os eventos do ano passado foram um triste lembrete de que o mercado de hedge funds pode ser também uma fonte de destruição incrível de riquezas”.

Este ano o ranking da “Alpha” possui o número recorde de nove gestores europeus, incluindo David Harding, da Winton Capital Management, sediada em Londres, e Alan Howard, da Brevan Howard Asset Management, os quais ganharam US$ 250 milhões cada em 2008. O short-seller James Chanos, da Kynikos Associates, 12o. colocado, com US$ 225 milhões em ganhos, é um dos 12 gestores que aparecem no ranking pela primeira vez. A “Alpha” usa dois componentes para calcular os ganhos: as cotas dos gestores do desempenho de suas firmas e taxas de gerenciamento, assim como ganhos sobre seu próprio capital investido em seus fundos.

Os cinco maiores ganhadores de 2008:

1. James Simons (Renaissance Technologies Corp.)   US$2,5 bilhões
2. John Paulson (Paulson & Co.)                    US$2 bilhões
3. John Arnold (Centaurus Energy)                  $1,5 bilhão
4. George Soros (Soros Fund Management)            $1,1 bilhão
5. Raymond Dalio (Bridgewater Associates)          $780 milhões

Os gestores que mais ganharam este ano provavelmente esperam que a história não se repita. Em novembro de 2008 os cinco gerentes que encabeçaram a lista da “Alpha” de maiores ganhadores em 2007 – Paulson, Soros e Simons, bem como Philip Falcone da Harbinger Capital Partners e Kenneth Griffin da Citadel Investment Group (os dois últimos estão fora da lista este ano) – foram chamados a Washington para testemunhar perante a Comitê da Câmara sobre Supervisão e Reforma do Governo (House Committee on Oversight and Government Reform) a respeito dos riscos sistêmicos que os hedge funds representam.

Sobre a Revista “Alpha”

A “Alpha” é a publicação líder mundial em cobertura do mercado de hedge funds. Por meio da combinação de análises meticulosas, perfis inteligentes e investigações aprofundadas, a “Alpha” se mantém em sintonia e desvenda o funcionamento deste mundo complexo e mutante. Uma publicação irmã do Institutional Investor, a revista “Alpha” alcança uma ampla gama de profissionais de serviços financeiros. Leitores incluem gestores de hedge funds, banqueiros, CIOs (chief investment officers) em fundos de pensão, reguladores e oficiais do governo. Para mais informações, visite www.Alphamagazine.com.

Informação de contacto: Contato: James Johnson 212-224-3131 jamesjohnson@iimagazine.com